quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Recomeçar!


" E recomeçar é doloroso. Faz-se necessário investigar novas verdades, adequar novos valores e conceito.
Não cabe reconstruir duas vezes a mesma vida numa só existência. 
É por isso que me esquivo e deslizo por entre as chamas do pequeno fogo, porque elas queimam e queimar também destrói."
(Caio Fernando Abreu)

Vamos falar de recomeçar?


Decidi falar sobre RECOMEÇAR porque tenho visto em alguns blogs que acompanho que muitas pessoas estão passando justamente por essa fase, a de recomeçar, como por exemplo a da nossa querida Gaby, que começou a escrever contando sobre o seu drama com relação a dependência química e a codependência.

Eu mesma, acompanhei diariamente as postagens dela enquanto o seu namorado estava internado e a recuperação dele após voltar para o seu lar.

Apos cerca de 50 dias limpo, ou pouco mais, ele recaiu, e como sabemos, a recaída é sempre forte, é como se o D.Q quisesse recompensar pelo tempo em que ficou limpo sem a droga, então, eles usam e usam sem medir consequências, sem pensar em nada e nem em ninguém.

Pois é, isso aconteceu com a nossa amiga Gaby, ela meio que já estava pressentindo, nós codependentes, com o tempo e experiência, adquirimos uma certa facilidade em perceber quando algo está saindo do controle novamente, não sabemos nem explicar, mas sabemos quando a recaída está próxima.

Agora, nossa amiga está passando pela fase de dúvidas, se é mesmo isso que ela quer para ela, mesmo amando demais o seu dependente químico, eu chamo essa fase de RECOMEÇO, porque seja qual decisão que o codependete toma, seja ficar ao lado do D.Q ou seja seguir em frente sem ele, é um recomeço, porque a recaída é sempre um marco, e após ela, vem sempre um recomeço.

Para quem passa por isso, vai o me conselho:

Faça aquilo que você sente que jamais vá se cobrar, se culpar ou se punir pela decisão tomada, decida por algo que você saiba que pode lidar hoje e daqui há trinta anos sem achar que fez algo errado.

Hoje, dou esse conselho porque eu precisei de 8 anos para entender os meus atos do passado, no momento em que decidi recomeçar, eu estava tão fora de mim, em um ponto em que eu não pensava em mais nada e não tinha coragem de fazer mais nada, estava apenas esperando o fim chegar, que, não pensei se eu conseguiria conviver com a decisão tomada, da forma que foi tomada.

Hoje, após esses longos anos, ao escrever o livro, aí sim percebi que fiz tudo o que tinha e podia ter feito, mas, até chegar nesse ponto, me culpei demais, por cada nova recaída dele, depois que não estávamos mais juntos, eu me culpava, por ele ter sido preso, mesmo sabendo que ele nunca foi um marginal, eu me culpei, por ele não ter encontrado o caminho dele ainda, eu me culpei.

Culpei, não culpo mais, hoje sei que vivi com ele tudo o que tinha que ter vivido, hoje sei que eu parti não por fraqueza ou por não aguentar mais, hoje sei que parti porque a minha missão com ele, a quem chamo carinhosamente em meu livro de Anjo Gabriel, havia chegado ao fim.

Não tema o recomeço, eu não temo mais, mesmo afirmando que a parte mais difícil do fim é o recomeço!

5 comentários:

  1. texto lindooo, sem comentários...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Giulli... :/
    Recomeçar não é fácil, ás vezes me sinto covarde, mas como carregar todo esse fardo sem aguentar mais...até onde eu iria carregar? E eu? E a minha felicidade? Estar ao lado dele me fazia muito feliz, não sei se vou ser feliz sem ele. Ainda estou com essas dúvidas todas. Ainda choro muito. Mas eu espero... sou paciente...
    Tudo se resolverá... não importa quando ou aonde...
    Amo você amiga, seu texto me ajudou muito....
    Beijos....

    ResponderExcluir
  3. Linndoo texto Giulli..
    Saudades de tú amiga..
    Recebeu o e-mail que te respondi?
    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Jé, obrigada...
    Gabyzinha, sei que está cheia de dúvidas, mas, sei que você sabe muito bem encontrar o caminho do meio, a sua serenidade lhe levará para o caminho certo.
    Amo você tb... Estou aqui sempre que precisar!
    P, anjo, que saudades, recebi e te respondi, será que n recebeu??? Me conta as novidades...
    Bjos à todas

    ResponderExcluir
  5. Poly....lindo post, amiga!
    Recomeçar é mesmo algo sublime...e faz parte de todos nós, em todos os aspectos.
    Estamos sempre recomeçando em tudo, mesmo nas coisas que habitualmente fazemos. Tudo é um recomeço. Amanhã, por exemplo, eu recomeço meu propósito de ficar limpo, SPH.
    Também recomeçarei minha atividade profissional.
    Mas existem coisas que eu adio o recomeço, permanecendo na mesmice de sempre.
    Mas este seu post é excelente para relfetirmos que devemos recomeçar, mesmo de forma árdua.

    Hoje é dia de faxina mental!
    Vamos jogar fora tudo o que nos prende ao passado, ao mundo das coisas tristes: fotos, cartas, peças de roupas, papéis velhos, quadros... vamos jogar tudo fora, mas principalmente esvaziar nosso coração para recomeçarms uma vida nova!
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesma! É renovar as esperanças na vida; é acreditar de novo!
    Se sofremos muito neste período...foi apredizado!
    Se choramos muito...foi limpeza da alma!
    Se sentirmos raiva das pessoas...foi para perdoá-las um dia!
    Se acreditamos que tudo estava perdido...foi quando teve início nossa melhora!
    Foi quando pedimos ajuda, admitimos nossa impotência, fizemos as pazes com DEUS e entregamos nossa vida aos Seus cuidados!
    Chegou a hora de desdobrirmos nossas deformidades emocionais através do 4º Passo. "Limpar a casa", fazer uma "faxina mental".
    Qtos anos vividos, simplesmente por viver?
    Qtos erros cometidos tantas vezes e muitas vezes repetidos?
    Qtas lágrimas sentidas e choradas quase sempre às escondidas para ninguém ver ou saber?
    Qtas dúvidas deixadas no tempo para se resolver depois ou nunca resolver?
    Qtas vezes fingimos alegria, sem o coração estar feliz?
    Qtas noites embriagados, drogados...varamos na solidão?
    Qtas frases foram ditas com palavras desgastadas pelo tempo?
    Qtas vezes vivemos apenas para sobreviver?
    É tempo de recomeçar.
    É tempo de promovermos uma verdadeira faxina em nosso interior.
    Procurar tirar de dentro de nós tudo o que nos causa incônodo: tristeza, mágoa, raiva, ciúme, inveja, é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos. Com esta limpeza estaremos dando lugar para ali se alojar a alegria, a paz, a coragem, a vontade e o desejo de sermos felizes, pois sendo felizes, poderemos colaborar para a felicidade daqueles que amamos.

    Espero que estas poucas palavras possam expressar todo o meu carinho e afeto por você.

    Aabração, amiga e....
    ...TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...