terça-feira, 13 de setembro de 2011

Falando de codependência...



Eu caminho, dou voltas, mudo de assunto aqui no blog, mas, não tem como não falar dela, da codependência, afinal, esse blog foi criado para isso não é mesmo? Eu apenas abordo outros assuntos que julgo interessantes, mas, falar de codependência é importante para manter o foco e ajudar meus leitores.


Por isso, vamos lá!


Estou me preparando para uma palestra que darei mês que vem aqui na minha cidade, será realizada a Semana da Paz e eu falarei é claro sobre codependência e a primeira coisa que me pergunto é: O que é codependência para mim?


Embora exista muitas explicações técnicas de fácil acesso na internet, eu pretendo dar a minha explicação, pretendo usar da minha realidade e vivência para abordar o tema e então a resposta me vem na cabeça.


" Ser codependente é permitir que a sua existência deixe de ser a coisa mais importante para você, é se anular em nome de alguém ou de várias pessoas, é perder a fé em você mesmo enquanto você prega ter fé no outro, é parar de viver e passar a sobreviver somente. Ser codependente é querer estar sempre no controle, é se sentir responsável pela a vida do outro de tal forma que nos esquecemos que somos responsáveis pela a nossa também, é viver sendo a sombra de si e mais nada."


"Eu ainda digo que ser codependente é sentir culpa por algo que não existe culpados, é sentir pena de si por dentro e por fora ser forte como uma rocha, é sentir a necessidade de se manter firme porque acredita que sendo "normal" como qualquer outra pessoa, ou seja, tendo momentos de fraqueza, a torna vulnerável e perde a credibilidade com os outros."


Eu era assim, buscava aprovação para os meus atos, tolerava qualquer coisa em nome de um AMOR, eu tentava estar sempre no controle das situações, tentando demonstrar calma e serenidade, quando no fundo eu estava desesperada.


Ser codependente é ser DEPENDENTE emocionalmente de alguém, é viver em segundo plano, é sentir de certa forma a obrigação de de viver em função do outro.


A palavra chave aqui é falta de equilíbrio, eu perdi o meu e por isso me tornei uma codependente e normalmente é isso o que acontece.


Era  uma relação de via de mão dupla, eu precisava que ele, dependente químico, precisasse de mim. Isso era fato.


Eu aprendi a desenvolver uma relação saudável, aprendi a controlar a minha compulsividade por querer controlar e se eu consegui, todos conseguem, bastar tomarem consciência de que são codependentes, aceitarem serem impotentes perante o outro e buscarem ajuda.


Para finalizar, abaixo um texto retirado do CODA - Codependentes Anônimos



As perguntas a seguir servem para identificar
possíveis padrões de codependência. 

Somos conscientes que o Autoconhecimento é um assunto muito sério e por sua vez pessoal. Esperamos que estas perguntas possam ser-lhe úteis...
  • Você se sente responsável por outra pessoa? Seus sentimentos, pensamentos, necessidades, ações, escolhas, vontades, bem-estar e destino?
  • Você sente ansiedade, pena e culpa quando outras pessoas têm problemas?
  • Você se flagra constantemente dizendo "sim" quando quer dizer "não"?
  • Você vive tentando agradar aos outros ao invés de agradar a si mesmo?
  • Você vive tentando provar aos outros que é bom o suficiente? Você tem medo de errar?
  • Você vive buscando desesperadamente amor e aprovação? Você sente-se inadequado?
  • Você tolera abuso para não perder o amor de outras pessoas?
  • Você sente vergonha da sua própria vida?
  • Você tem a tendência de repetir relacionamentos destrutivos?
  • Você se sente aprisionado em um relacionamento? Você tem medo de ficar só?
  • Você tem medo de expressar suas emoções de maneira aberta, honesta e apropriada?
  • Você acredita que se assim o fizer ninguém vai amá-lo?
  • O que você sente sobre mudar o seu comportamento? O que impede-lhe de mudar?
  • Você ignora os seus problemas ou finge que as circunstâncias não são tão ruins?
  • Você vive ajudando as pessoas a viverem? Acredita que elas não sabem viver sem você?
  • Tenta controlar eventos, situações e pessoas através da culpa, coação, ameaça, manipulação e conselhos, assegurando assim que as coisas aconteçam da maneira que você acha correta?
  • Você procura manter-se ocupado para não entrar em contato com a realidade?
  • Você sente que precisa fazer alguma coisa para sentir-se aceito e amado pelos outros?
  • Você tem dificuldade de identificar o que sente? Tem medo de entrar em contato com seus sentimentos como raiva, solidão e vergonha.
Fonte:
 http://www.codabrasil.org/index1.htm



4 comentários:

  1. Sim para todas!!! Uhuuu eu passei no teste????

    Ahn??? Não??? Ué... Não entendi...

    Mas eu não acertei??? O Resultado foi : POSITIVO! Vc é CO-dependente!!!

    Ah.... positivo é ruim e negativo é bom?!
    Mas e vc? O que quer que eu seja?

    Quer que eu seja eu mesma???

    Como vc gostaria que eu fosse eu mesma???
    Ah! vc quer que eu não seja co-dependente??? rs
    Tá Bom.... Então não vou ser mais... Mas só pq vc pediu viu!?

    rsrsrs....




    ----
    já tinha esquecido desse questionário...
    algumas respostas mudaram... mas ainda deu Positivo! rsrsrs
    te amo giu....

    ResponderExcluir
  2. É verdade querida, todas nós co dependentes nos vimos neste questionário.
    Temos que admitir e trabalhar a recuperação para que seja possível vivermos a verdadeira felicidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. " eu tentava estar sempre no controle das situações, tentando demonstrar calma e serenidade, quando no fundo eu estava desesperada"

    Nossa, eu não me lembrava de ter escrito isso...rs
    Essa sou eu!

    E pior:

    "Era uma relação de via de mão dupla, eu precisava que ele, dependente químico, precisasse de mim. Isso era fato"

    Essa é exatamente minha vida.
    Como é duro admitir, mas é isso.
    Como é duro dizer assim em público que me dá até um certo prazer saber que ele tem por mim de alguma forma a mesma dependência que tem pela droga.

    Que horror!

    Ligando para o terapeuta 3... 2... 1....

    ResponderExcluir
  4. Cicie, Mariana e Fabiana, cada uma comentou algo que contribui para as características de uma co não é mesmo? Como somos parecidas com o dependente não somos?
    ainda tem gente que acha que os familiares não precisam se tratar... nossa eu era tão insana, mas só por hoje, eu foco no meu presente e no meu melhor.
    Beijoss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...