quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Amar um dependente químico não significar aceitar a violência!


Olá pessoal, a minha última postagem foi sobre codependência e amor, abordando o tema violência também e por isso decidi fazer mais esse post, dando continuidade ao assunto.

Eu falei em ser codependente ao ponto de aceitar as agressões de um parceiro violento por exemplo e quero aproveitar o gancho para falar da codependência ligada ao dependente químico.

Sabemos que a droga afeta o comportamento do adicto, tornando-o mais agressivo, irritado, porém não pode ser usada como justificativa para os atos dele, um codependente não pode permitir que por causa da dependência do outro, seja agredido, mal-tratado e humilhado, porque embora o dependente se torne sim alguém mais instável, ele no fundo, em seu íntimo, em sua "versão" sem drogas, ele é o mesmo, a droga apenas mostra o que ele é de verdade, quem ele é de verdade.

Eu presenciei meu ex-namorado dependente sob o efeito do crack e não foi uma vez somente, presenciei ele sob fortes crises de abstinência e fissura, mas, mesmo eu sendo uma codependente, jamais ele me machucou fisicamente por estar sob efeito da droga, eu o conhecia o suficiente para saber que mesmo estando desesperado para consumir aquilo que o estava consumindo ou mesmo já estando sob efeito, ele não faria mal a mim.

Essa minha afirmação pode ser vista como incoerente ou insana, porque na verdade sabemos que quando estamos falando de drogas, nada mais é como era, mas, ainda sim eu volta a afirmar, eu não tinha medo, eu sentia em mim que estava segura, porque eu conhecia a essência dele.

Faço esse post, porque sei que há casos que o dependente desenvolve uma certa agressividade contra o codependente, que até um certo ponto, é normal, mas no sentido de agressividade verbal, em querer ferir o codependente para afastá-lo de si, para descontar nele as suas frustrações, mas, isso não dá brechas para justificar qualquer tipo de violência, se isto está acontecendo com você, preste atenção e pergunte-se se esse relacionamento é mesmo o que você acredita ser.

Amar um dependente químico não está ligado a amar uma pessoa violenta! Não confunda os sintomas da droga com os problemas de caráter já existentes no indivíduo.

Para as drogas, há várias "justificativas", é uma doença, mas, para a violência não!

Um comentário:

  1. ótimo post, é muito bom falar sobre isso, nada justifica uma violencia fisica, isso eu não aceitaria!!!
    Amo vc Giuuu
    Beeijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...