domingo, 28 de agosto de 2011

Conte a sua história - "L"

A história que vão ler abaixo é de uma leitora que após ler o meu livro, me procurou e começamos então a nos falar primeiramente por e-mail e depois via MSN.


Como sabemos, as histórias de quem ama um dependente químico acabam sendo parecidas, o sofrimento que essa doença traz, acaba sendo sempre o mesmo, são lágrimas nos olhos e dor no coração.


O formato da história de hoje, do Conte a Sua História, vai ser um pouco diferente, ao invés dela escrever, eu é que vou narrar tudo o que ela me escreveu por e-mail e MSN.


Vou chamá-la de "L", apenas pelo motivo que nem todos do seu círculo social conhecem a sua história. Vou começar narrando a história a partir dos primeiros e-mails que recebi dela, há cerca de um mês atrás, quero mostrar à vocês meus leitores algumas atitudes tomadas por alguém codependente, pois, essa moça teve várias delas, vocês vão perceber que ele foi melhorando com o passar dos dias e no final desse texto, verão que hoje ela sabe lidar com a codependência dela.



Ela namora uma rapaz que é dependente químico, faz uso de cocaína, quando começamos a conversar, eu pensei que ele estava no começo de sua adicção e que ainda não tinha tido consequencias maiores pelo seu vício, mas, após trocas de e-mails e conversas, descobri que na verdade, ele já vem deixando claro que a droga o está dominando e que a querida L vai precisar ser firme para não deixar que a codependência estrague a sua vida.


A história dela, na verdade começa antes de namorar esse rapaz.


L tem um filho com um ex-namorado que também foi dependente químico (eu achei isso surpreendente, ela saiu de um relacionamento conturbado devido à dependência e entra em outro onde o namorado também é dependente) será a codependência que nos faz seguir os mesmos padrões? Voltando para o ex, infelizmente, a dependência dele foi séria que ele ele chegou a ser internado com Esquizofrenia, L ficou um bom tempo com ele, mas, após um mês de nascimento do seu pequeno e amado filho, ela decidiu que precisava mudar, que aquela vida estava acabando com ela, ela não sabia, mas, ela já era uma codependente.


Um tempo se passou, ela foi supostamente se recuperando quando começou a namorar o seu namorado atual, um rapaz de família boa, que sempre fora carinhoso com ela, eles se conheceram no trabalho e como todo começo de namoro, tudo é perfeito até que os problemas começaram.


 "Eu não sabia como lidar com as sequelas que as drogas haviam deixado nele. Hoje sei que nada que eu fizesse poderia mudar o fim trágico que ele teve, mas não saber lidar com aquelas situações me fizeram muito mal e me causaram muita dor."


"Naquela época eu já era uma codependente, eu vivia por ele, só me sentia feliz se ele estava feliz e quando isso não acontecia eu ficava frustrada, sentia que o problema era comigo, que ele não me amava mais. Com esse pensamento minha auto estima  ia lá no chão, minha carência me fazia achar que eu não era boa o bastante pra ser amada por ele, mas eu cobrava isso dele e brigávamos muito.Eu só me me sentia bem ao lado dele e por isso largava tudo pra estar com ele."


Após esses anos de sofrimento, ela decidiu que era hora de terminar o relacionamento, as drogas haviam deixado sequelas no seu então namorado, o havia afetado de tal forma que desencadeou o começo de uma esquizofrenia. Eles tiveram um filho juntos, que foi a motivação dela para continuar a viver e a querer ser feliz.


E então, tempos depois ela começa um novo relacionamento, sua auto estima já havia voltado, ela havia retornado aos estudos e estava feliz novamente. Como todo começo de relacionamento, tudo parecia estar perfeito, até que ela começou a desconfiar de que ele estivesse usando drogas. A princípio, ele alegava que era "só maconha', porém, o tempo foi mostrando à ela que era muito mais do que isso, que era Cocaína.


Em seus e-mails, ela conta como é a vida dela desde a descoberta, ele já chegou a ser colocado para fora de casa pelo seu padrasto e foi ela quem o ajudou financeiramente, se afundando em dívidas por causa dele, ela conta um episódio que aconteceu recentemente, quando ela foi se encontrar com ele na casa dele e o encontrou com o nariz sujo de pó (ele nunca admitiu para ela que está sem controle em relação ás drogas) "Quando entrei na casa fiquei observando as ações dele e me dava ódio.Ele ficava procurando bicho dentro da roupa, tirava a camiseta e colocava de novo por varias vezes fazia isso.Entrava no banheiro e demorava horas pra sair, eu ia atrás e ele saia desconfiado.Fiquei tão arrasada que nem tive força de procurar se ainda tinha algum escondido pela casa.Se tinha eu não queria mais ver!"


Naquela noite, ela o questionou sobre a droga e a única resposta que ele deu foi " Já superei isso". Após esse episódio, na sequência, tiveram uma briga e por 2 dias ele não fez contato e então, ela resolveu ir procurá-lo "Era sábado e eu estava com muita saudades dele, não conseguia parar de pensar nele."


Chegando lá, ele a ignorou por um tempo, se fez de indiferente e ela chorou. (Codependência?). Após algumas horas nesse sofrimento, tiveram uma conversa, ele disse que a amava, que não saberia viver sem ela, houve a parte das desculpas e o dia terminou bem.


O segundo e-mail que ela me enviou foi o retorno de um e-mail meu, onde eu a aconselho e aponto alguns de seus atos destrutivos e facilitadores, ela diz: Eu sei que estou fazendo tudo errado e que preciso mudar logo pra não me acabar mais, só que não tenho forças.Parece até que tenho uma doença física que me impede de andar e me movimentar (rss) as vezes tenho que fazer força pra me levantar.Não consigo comer direito, mas durmo bem, porque me sinto sempre cansada. Vaidade eu não tenho mais."


Outro trecho do mesmo e-mail "E eu já estou esgotada, cansada, percebo que não adianta mais sofrer tanto, porque daqui pra frente a tendência é só piorar.Ele já não se desculpa mais, não disfarça, já não se importa se eu vou sofrer ou não.Antes eu via que ele sofria, que ele se esforçava, mas agora percebo que não, como se ele estivesse se acostumado com a situação.mas eu não!"


Mais uma vez, eu escrevei de volta para ela, dando a minha opinião diante de tudo o que ela havia me contado e então ela me mandou outro e-mail, percebam a diferença sutil entre eles: Refleti muito sobre tudo que vinhemos conversando desde que nos conhecemos, senti que posso mudar essa realidade horrorosa e obscura que tenho vivido até hoje, só depende de mim."


Nesse e-mail ela conta que ele havia ligado para ela, ela já sabia através da mãe dele que na noite anterior ele havia sumido para usar drogas, mas, ao receber o telefonema dele, ao contrário das outras vezes, ela agiu normalmente, com uma certa indiferença e isso o incomodou, ele ligou mais duas vezes naquele dia para ter certeza que estava tudo bem entre eles. 


No próximo e-mail ela conta que foi no salão, que foi se cuidar, que naquele sábado tiveram um programa de casal, saíram para jantar, mas, que porém, ele mentiu para ela no dia seguinte quanto ao horário que ele chegou em casa. Ela fala no e-mail sobre as MENTIRAS, que estão ficando cada vez maior. ( Na verdade é que ela está começando a perceber a dependência dele).


No final de semana seguinte, mais uma vez ela se chateou, ele ficou de ir na casa dela e não foi, só que dessa vez ela não ficou em casa chorando, ela decidiu sair com suas amigas. "Foi bom, eu ri bastante, conversei, já fazia tanto tempo que eu não sentia isso.Por uns momentos eu até esqueci dele e de tudo que me magoava.Eu senti a vida e vi que ainda era bom viver, rir com as minhas amigas e senti vontade que aquele dia não acabasse nunca."


Nesse dia em que ela saiu, ele ligou para a casa dela e a mãe dela disse que ela havia saído, ela chegou a se sentir culpada por ter saído! No dia seguinte, ela soube pela a mãe dele que ele havia passado a noite fora, que havia chego em casa só na manhã seguinte. Ele não ligou para ela.


"Sabe Jú acho que eu cheguei no meu fundo do poço, eu não quero mais, não tenho força pra aguentar isso.Eu quero ser feliz!Ele levou minha alegria, meus sonhos, a alegrias das minhas conquista e agora vai levar minha vida?Não, eu não vou deixar!Chegamos à um ponto que eu tenho de escolher ou ele ou eu.E eu escolho a mim! Eu me amo!Eu sei disso!Eu ainda me orgulho de ser a pessoa que eu sou!Eu lutei tanto pra chegar até aqui, não é justo desistir agora.Além disso ele já está naquela fase que não ama ninguém e já se questiona se ama a si mesmo.

Estou triste!Vai ser muito difícil, mas é preciso.Continuar só vai adiar mais o inevitável!"

Na segunda-feira seguinte, ele ligou para ela, mas para fazer uma pergunta apenas, para pedir informação, como se já não estivessem mais juntos.

Ela fala sobre a sua reação em relação a tudo isso, como as coisas foram acontecendo, foram "piorando", ele passou a não se importar com mais nada, não se desculpa mais, começou a faltar do trabalho e tudo mais. Ela diz que não está deprimida, mas que tem medo de não aguentar e ir atrás dele, diz que está bem e que quer continuar assim, ela sabe que nada pode fazer enquanto ele não decidir se ajudar.

Ele não ligou mais, ela agora tem notícias dele através da mãe dele, ela o ama e se importa com ele, mas ela está tentando seguir em frente. Ela soube que ele recebeu o pagamento e ele sumiu na noite, certamente com as drogas.

O trecho abaixo é de um e-mail de 5 dias atrás. "Ontem eu pensei muito nele na hora de dormir, senti saudades, mas lembrei do pesadelo que é a vida dele e  de quem está lá ao lado dele agora, mas mesmo com saudades e até querendo saber noticias dele eu não tive vontade de pegar o telefone pra ligar( estou progredindo, rs), então foquei meus pensamentos em outra coisas "

"Acho que hoje depois de ter descobrido a codependencia em mim eu estou começando a me conhecer, conhecer um lado meu que eu não conhecia, tudo ficou claro em relação aos meus sentimentos por ele e as coisas que ele fez e que eu não conseguia enxergar, isso explica muitas das minhas ações que hoje não quero fazer mais.
Pensei bastante naquilo que você disse sobre eu ter mudado e isso fazer com que eu atrai pessoas diferentes pra minha vida e isso faz sentido.Quando eu terminei com o pai de meu filho eu era uma pessoa codependente e quando conheci o meu ex eu continuava sendo a mesma pessoa, sem saber lidar com a situação e isso fez com que a historia se repetisse de fato."

Nós os falamos quase que todos os dias, eu percebo a mudança nela, não podemos ajudar o namorado dela, não da forma como queremos, isso tem que partir dele, mas, podemos ajudá-la a se recuperar, a se fortificar, para que quando ele busque ajuda, ela esteja forte para ajudá-lo.

Ela está se controlando para não ir atrás dele, mas não por orgulho, ela só não quer ir atrás nesse momento porque está ciente de que ele agora não está em condições de pensar em alguém, que ele nesse momento só pensa na droga e nada mais. Ela ainda sofre com saudades dele, com vontade de vê-lo, de ligar para ele, mas, vem se controlando, até onde aguentar, ele sabe que ela está disposta ajudá-lo, ela já deixou claro para ele que o ama e que quer ver ele bem, agora, portanto, só depende dele!

Com o passar do tempo, eu descobri que não posso controlar a dependência de ninguém, mas, que posso controlar a minha codependência e foi essa ideia que tentei passar para a queria L, de que ela precisa primeiro assumir o controle da sua vida!!!

Ela me disse via MSN que eu falo em meu livro sobre os anjos que passaram pela a minha vida e que me ajudaram a lidar com a dependência do meu ex e a minha codependência e depois ela diz que eu sou o Anjo dela. L, meus olhos se encheram de lágrimas, fico feliz em saber que de alguma forma te ajudei.

Estamos juntas e saiba que sua história pode ajudar outras pessoas!!!

Pessoal, quem quiser deixar um comentário aqui para a L, fiquem a vontade!!!

8 comentários:

  1. Giu, vc comentou "(eu achei isso surpreendente, ela saiu de um relacionamento conturbado devido à dependência e entra em outro onde o namorado também é dependente)" rs eu ao contrario não achei nada surpreendente, eu sou assim também, a diferença é que agora quando vejo sinal de fumaça eu corro, infelizmente não me dou nem a oportunidade de ir verificar o que é a fumaça, eu corro - hj estou trabalhando isso - na minha cabeça qq fumaça é sinal de incendio, mas talvez eu esteja perdendo a oportunidade de ser um churrasco...rsrsrs... A co-dep tende a ser um circulo vicioso e sair dele é muito trabalhoso, as vezes pensamos que estamos bem, e até estamos mais bonitas realmente, mas lá dentro de nós tudo está ainda oco, ou meio oco, se não aprendermos a nos amar realmente não tem jeito = circulo vicioso - se não voltarmos com o rel. toxico conhecido arranjaremos outro.

    ResponderExcluir
  2. Oi L., li sua historia e me lembrei muito da minha eu costumo dizer que "cavei por tanto tempo tentando ajudar o meu familiar, que quando percebi que aquele poço era o meu, já estava no fundo do fundo do meu poço".
    L. vc disse pra Giu "Ela está se controlando para não ir atrás dele...que ele nesse momento só pensa na droga e nada mais."
    ****
    L. concordo com vc em não ir procurar ele, mas não porque ele só pensa na droga, mas sim pq vc também não está em condições de pensar em ninguem, vc também, nesse momento só pensa "nas drogas" - no seu namorado: ele hj é seu vicio, percebeu?
    É muito doloroso ver nossos amores se matando assim, mas também é doloroso o que fazemos conosco! Por favor L. pare de cavar! Você só vai conseguir ajudar se estiver bem, se procurar ajuda pra vc!
    L. vc não vai encontrar seu amor aí no fundo desse poço que vc está cavando - eu sei, já fiz esse teste : cavei, cavei como se meu amor estivesse enterrado, num buraco cheio de lama, mas depois descobri que não havia ninguém lá, apenas eu mesma!

    L. por favor, pare de cavar!!! Segure essa corda que o PS deixou amarrada lá em cima e comece a escalar esse poço... Vem anjo... todo mundo aqui tá puxando!!!

    Nós te amamos muito L., de um modo muito especial!

    ResponderExcluir
  3. Ola, nossa realmente cada vez ue conheço mais as pessoas observo que cada um tem por de trás uma garnde historia, grandes exemplos, por isso ao acordar agradeço por minha vida, meu trabalho, meu namorado, meu filho, minha familia, amigos enfim por tudo mesmo! Pois observar que nosso problematem solução e que só depende de nós mesmos modificar, tanto você pois é o que vc esta fazendo e ele por querer ajuda.. Tenho também uma historia, e deixei de ir atras deles varias vezes mais eu só voltava com ele quando ele queria ajuda e ser ajudado, hoje me dia graças a DEUS ele lutou e conseguiu ir atras sozinho de sua propria internação e tratametnos e reconheceu que sozinho não tem jeito de parar, e mesmo porque é o crack , olha se eu contar a historia aqui [é longa como todas, mais eu tenho fé e acredito sempre em mim e naquele que quando quer modificar algo em sua vida, nos cosneguimos SIM ! Basta acreditar em´si e precisa sim ter alguma religião envolvida para que acredite que tem algo a nós dar fé..
    Forças sempre é o que te falo e pense em vc sim! Tudo da certo coloque nas mãos dele sempre só ele sabe o que faz e nos tbm.. Bjus Elaine

    ResponderExcluir
  4. Nossa L...estamos passando por algo bem parecido, estou me controlando e sofrendo muito longe do meu amor, mas a gente precisa ser forte e orar pedir muito para nosso Poder Superior ajudar nós e eles, quem um dia eles queiram se ajudar, não perca a esperança, mas primeiro vamos cuidar de nós já que nesse momento eles não querem se ajudar!! Grande abraço querida!! Tamojuntooo

    ResponderExcluir
  5. Oiii L, ao ler sua história lembrei-me de tanta coisa que já fiz.. meu Deus... eu namoro um dependente quimico que no momento está em uma clinica se recuperando. Já passei por tanta coisa. Já me senti assim como você, com saudades, com vontade de ligar, as vezes pasava a noite ligando pra casa dele, pra saber se ele tinha chegado, olha que incomodo pra familia dele. Meu Deus, que horrivel, agora (depois que conheci o blog da giulli e outros) que venho pensando nas minhas atitudes. Só percebi que eu era codependente por causa do blog da giulli e outros. Ajudou bastante. Continua lendo o blog da giulli pois vai te fazer muito bem, eu tenho certeza disso!
    L, sei que quando a gente ama se torna muito dificil de deixarmos, mais precisamos cuidarmos primeiro de nós para ajudarmos aos nossos amores, e como a giulli falou só dependen dele.
    Tenta se controlar, pensa em você, no seu filho na sua vida!
    Olha, a vida está passando e você não pode cair junto com o seu namorado, até por que você tem um filhinho que precisa de você. É dificil ajudarmos alguem que ainda não aceita um tratamento, uma ajuda.
    Compreendo muuuuuuuuuuito você, já passei por isso. Mais se controla, pensa mais em você, isso não é egoismo é sobrevivencia.
    Você quer ajudálo, mais fica dificil assim não é mesmo?
    Então, tenha força! você consegue viu, pois muitas vezes eu consegui (quando passei por essa situação também). Quando estiver pensando nele, leia os e-mails que a Giulli te mandou, que quanto mais você ler, mais reflexões diferentes você fará.
    Você consegue! você é forte!
    "Ninguém morre de vontade, mas pode-se morrer realizando a vontade".
    Bjus e FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, primeiro quero agradecer os comentários deixados e por compartilharem um pouco de suas histórias como forma de incentivo para a nossa amiga L, ela tem lido os comentários aqui e disse que viu que não está sozinha, que não é a única a passar por isso, estou muito feliz por ela, infelizmente, eu não posso ajudá-la em relação a dependência do namorado dela, nem ela mesmo pode, ela hoje sabe que é impotente perante essa doença, por isso, o máximo que posso fazer e vcs estão me ajudando é fazer com que ela perceba que a vida dela não pode parar, que ele precisa cuidar dela, que ela não pode se abandonar como estava fazendo...

    É isso aí, foi para isso que criei o blog, é bom ver que nós podemos ajudar umas as outras...

    Beijos à todas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pessoal!

    Sou eu L, não pude deixar de escrever agradecendo a força e o carinho.Fico com meus olhos cheios de lagrimas cada vez que leio o blog da Giu e outros que ela mesma me indicou e ler minha historia aqui e ver trechos dos meus emails, foi reviver cada momentos, ainda doi muito, é claro, mas me conforta ler as palavras que vocês deixaram aqui.Como eu disse pra Giu é muito bom saber que não estou mais sozinha, que tenho com quem desabafar, pois por muito tempo me vi sozinha,a ponto de pirar por não saber mais pra onde ir.Descobrir a codependencia em mim foi a luz no fim do túnil, só assim pude me ver, conhecer a pessoa que eu estava me tornando. E eu vi que minha codependencia estava me tirando tudo, minha alegria, meus sonhos, minha vaidade e tudo mais, assim como acontece com todas nós que em nome de um amor perdemos nossas identidades e adoecemos junto com nossos dependentes quimicos.
    Hoje eu posso dizer que o amo, e muito.Mas me amo mais e preciso cuidar de mim, da minha vida, do meu filhinho como a P disse, hoje consigo ver beleza nas coisas e voltei a sorrir, a me sentir bem comigo mesma e sentir orgulho da pessoa que eu sou.Muito diferente de como eu estava.Estou renascendo cada dia, me conhecendo mais e sei que ainda tenho um longo processo e caminho a percorrer, mas que será fundamental para que no futuro eu possa ter um relacionamento saudavel e feliz com meu amor dp ou com quem a vida me trouxer.

    Mais uma vez obrigada Giu e você é sim, sem exageiros,(risos) o anjo da minha história!

    Beijos à Todas

    ResponderExcluir
  8. Esta história tbém parece uma xerox da minha... larguei um DQ que era casado e foi preso (so por isso eu larguei) e depois me liguei a outro DQ e estou tentando me recuperar... e o deixei, mas to sentindo tudo que a "L" ta sentindo: saudade, voltade de ir atrás etc... mas ai me lembro do inferno que era nossa vida juntos! Mesmo ele dizendo que me ama, me maltratava muito com palavras e brigávamos muito, quase todo dia! Meu celular está desligado há meses e ele pensa que estou numa comunidade me recuperando do uso indiscriminado de calmantes (sim... sou viciada em calmantes, senão não durmo e, por enquanto é a unica maneira de eu sobreviver sem ele!). Só tenho noticias por e-mails da mãe dele.
    Sou formada em psicoterapia holistica e através dos conhecimentos que venho angariando ao longo da vida, posso dizer que estudos já foram feitos e continuam sendo, a respeito dessa repetição de padrões.
    Geralmente mulheres que amam demais e codependentes, tem "algo" em suas vidas emocionais que as levam a buscar sempre o mesmo tipo de relacionamento.
    Algumas não, mas a maioria sim!
    Só sei que eu estou lutando muito comigo mesma para superar isso. Chego a ter muito medo de me envolver com outra pessoa igual no futuro. Tenho vontade de me esconder no mato e nunca mais arrumar ninguém!
    Torçam por mim!
    Estou orando por vcs!
    Estamos Juntos!
    Carol F.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...