quinta-feira, 9 de junho de 2011

SUPERAÇÃO - Uma entrevista com um Dependente Químico em Recuperação


Primeiramente quero dizer que eu, como autora, escritora e como ser humano, acredito na recuperação do Dependente Químico. 
Meu intuito ao fazer essa entrevista foi de mostrar o outro lado, quando que, atualmente na mídia há um trabalho mais reforçado para a prevenção, óbvio é o ponto de partida, é importante, mas, e os que já estão nas drogas? E essas famílias que devem estar se sentido perdidas, sem enxergar a luz no fim do túnel? 
Foi pensando nessas pessoas que fiz essa entrevista, para mostrar que é possível a recuperação de um Dependente Químico. Abaixo, um exemplo mais que real.

Entrevistado: Davi Palante – Dependente químico em RECUPERAÇÃO.
Criador do blog www.tolimpo.blogspot.com, um blog que serve de inspiração e motivação. É aprova de que é preciso saber viver um dia de cada vez, dia após dia, e assim o caminho a ser percorrido, a jornada, se torna mais fácil, menos dolorida.  Em poucas palavras - Um exemplo de SUPERAÇÃO!

None: Davi Palante
Idade: 33 anos
Tempo de Adicção: 13 anos
Tempo em que está em recuperação/ Limpo: 6 anos 5 meses e 7 dias
Drogas em uma palavra: dor
Família em uma palavra: vida
Espiritualidade em uma palavra: DEUS
Você em uma palavra: Vitória

Valeu a Pena: Davi, em minhas leituras ao longo dos anos, pude constatar que em muitas vezes, não sempre, mas em muitas, o Adicto já está adoecido antes mesmo de provar a sua primeira droga, às vezes por falta de estrutura na família, ou problemas de baixa auto-estima e por aí vai. Você atribui o fato de você ter começado a usar drogas a alguns desses fatores? 
Davi: Tenho DDA – Distúrbio de Déficit de Atenção – falta de concentração e organização, acredito que isso possa ter influenciado sim!!

Valeu a Pena: Você acha que teve um motivo que naquele determinado momento parecia ser uma boa justificativa?
Davi: Foi basicamente a curiosidade, o embalo  a amizade. 

Valeu a Pena: Qual foi o momento mais crucial enquanto a sua adicção estava ativa?
Davi: Quando me dei conta que seria capaz de fazer qualquer coisa para usar, estava com medo de começar a roubar minha própria casa para consumir droga.

Valeu a pena: Você precisou chegar ao chamado Fundo do poço para perceber que estava doente e precisava de ajuda?
Davi: Posso dizer que sim, pois cheguei no meu limite!!! Lugar mais baixo não existia, era somente sofrimento e dor.

Valeu a Pena: E quanto às internações, o que você acha?
Davi: Não fui internado, mas em conversa com minha noiva, pai e mãe decidi fazer terapia e freqüentar grupo de N.A.  e é claro muito desejo de parar de usar!! Porém deixei claro para eles que se não desse certo que gostaria de ser internado.

Valeu a Pena: E internações involuntárias, você acha válido?
Davi: Acho que sim, pois quando chega a esse ponto é porque estamos totalmente fora de controle de nossas ações, muito longe da razão, não temos consciência do certo e do errado.

Valeu a Pena: Algo que pouco se fala, mas que é um fato comprovado é que o D.Q. quando está em recuperação, nos primeiros meses, acaba trocando uma compulsão pela outra, ou seja, ele transfere a sua compulsão pela droga por comida, sexo, a até mesmo religião. Você concorda com essa afirmação? Você se viu alguma vez inserido nesse quadro?
Davi: Sim, nos transferimos a compulsão com facilidade, nossa doença é baseada de compulsão e obsessão, no meu caso transferi a compulsão por jogo “Bingo” que quando eu perdia sentia as mesmas sensações do uso da cocaína. Pois não basta parar de usar temos que mudar o comportamento e tentar nos perceber. 

Valeu a Pena: OS doze passos, você os seguiu? Acredita na funcionalidade dele?
Davi: Sim, Totalmente. Posso garantir que foi fundamental para minha recuperação

Valeu a Pena: É sabido que a família e/ou os mais próximos acabam se tornando codependentes do Dependente Químico, criando um ciclo vicioso onde a própria família cria justificativas para o que ela está passando e com isso, muitas vezes o codependente sem querer acaba prejudicando o D.Q. Em sua opinião, hoje que você está do lado de cá, o que um codependente não deveria fazer? O que ele faz achando que está ajudando e no fim só está piorando a situação?
Davi: Bom tem inúmeras coisas que poderia citar, porém falarei do que acho mais importante. No meu caso solicitei a ajuda de todos da minha família com isso dei liberdade a eles de ficarem no meu pé.  O ato de ser facilitador prejudica muito a nossa recuperação, é necessário um compromisso de rigidez onde o codependente não deixe que o adicto te manipule, pois somos muito bom nisso, alguns aprendem com a dor e outros através do amor. Por mais que seja difícil a situação o codependente não pode afrouxar a rédea. (esse é o meu ponto de vista baseado em minha experiência)

Valeu a Pena: Para você, qual é a importância dos grupos de auto-ajuda na recuperação do Adicto e na permanência dele nessa nova condição: A de um dependente em recuperação?
Davi: Acho fundamental, os grupos de auto-ajuda nos mostram uma nova maneira de viver sem drogas, cosegui  Além de ter sempre uma porta aberta para todos sem preconceitos com religião, raça ou opção sexual eu continuo voltando, pois quero dar de graça o que recebi de graça.

Valeu a Pena: Qual é o papel da sua família na sua recuperação diária?
Davi: Motivação Total!!! É um vinculo de fidelidade que cresce a cada dia, posso dizer que é um dos motivos que me da mais ambição de conquistar meus objetivos. 

Valeu a Pena: Davi, hoje, o que você já conquistou após ter decidido viver sem as drogas? O quanto a sua vida mudou. Exemplifique para nós, para que outras pessoas possam ver que existe vida após as drogas.
Davi: Sei o quanto minha família tem orgulho de mim e o quanto eu cresci com esses anos, e as coisas mudam em recuperação! Hoje estou casado a 4 anos e sou pai de 2 meninos maravilhosos um de 2 anos e 10 meses e outro de 1 ano e 9 meses, tive muito amadurecimento nesse período de recuperação e hoje posso dizer que eles são a razão do meu viver. Em recuperação consegui construir a minha família e sou responsável por eles e essa responsabilidade eu conquistei em recuperação um dia de cada vez.. Tenho hoje reconhecimento profissional e sou bem remunerado por isso. Não consegui conquistar todos meus objetivos mais sei que isso é questão de tempo.... “Só por hoje conquistarei todos os meus objetivos, porque eu acredito, porque tenho fé e porque sou capaz....”

Valeu a Pena: Em algumas palavras, defina a Oração da Serenidade, o que ela significa para você?
Davi: Para mim a oração deixa claro de quem eu sou e como eu sou e tenho que adaptar minha vida  e minhas atitudes para fazer o melhor dentro da minha realidade. 

Valeu a Pena: Uma última pergunta: Nos fale um pouco sobre o Projeto Independente ?(http://www.wix.com/projetoindependente/acampamentos#!) pelo o pouco que li sobre ele, posso dizer que para mim é a maior prova de que a RECUPERAÇÃO é possível.
Davi: Bom, o Projeto Independente era um projeto que estava no papel  a uns 2 anos antes de  entrar em Recuperação, sou da área de Educação Física e minha esposa é Terapeuta Ocupacional, tivemos o interesse de poder promover recreação e lazer para pessoas com necessidades especiais. Assim que completei um mês limpo comecei a focar no andamento do projeto me doando de coração e com uma vontade incrível de fazer acontecer. E o inusitado aconteceu consegui fazer as primeiras programações como passeios e baladas e logo em seguida começamos os Acampamentos de Férias (temporada de 7 dias) começamos a unir pessoas com deficiência (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Hidrocefalia, Deficiência Intelectual e outros..) com crianças de 6 a 14 anos sem deficiência, fazendo assim um trabalho único de Inclusão Social, nosso objetivo é de quebrar as barreiras e as diferenças, através de atividades recreativas conseguimos realizar esse trabalho com sucesso...  E já convido todos para nossa 13ª Temporada de Férias – Acampamento Inclusivo Julho 2011 – de 16 á 23/07 em Ibiúna/SP.
Mais informações : 8758-3215 Davi ou por email: projetoindependente@hotmail.com

Valeu a Pena: Fique à vontade para fazer as suas considerações gerais e comentar o que acha ser importante na recuperação de um dependente.
Davi: Gostaria muito que todos dependentes tivessem a oportunidade de conhecer um grupo de auto ajuda, que todos tivessem o mesmo desejo que eu tive de parar de usar. Mas não posso fazer isso, o que posso fazer e me manter limpo e mostrar que vale a pena, que existe felicidade e sonho em recuperação. Para você que ainda não teve o privilégio de vivenciar a recuperação e ter controle novamente de sua vida fica o recado....
SÓ DEPENDE DE VOCÊ.............vale muito a pena!

Para finalizar essa entrevista, convido a todos que visitem o site do Projeto Independente citado acima, não é apenas a prova da recuperação de um dependente, é um exemplo de humanidade, um projeto de inclusão muito bonito e bem estruturado. 

Davi, obrigada pela coragem, sinceridade e exemplo. Parabéns! Só Por Hoje você é um vencedor! E assim será, um dia de cada vez...




3 comentários:

  1. Querida Giulli, que maravilhoso ler essas palavras do Davi. Histórias como a dele enchem o nosso coração de esperança!
    Davi, muita força em sua recuperação, só por hoje! Parabéns pelo trabalho!
    Giulli, parabéns pela iniciativa e por abraçar essa causa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Poly, quando li o blog do Davi senti uma grande vontade de explorar um pouco a história dele e também do trabalho dele, fiz isso com a intenção de talvez levar esperança a quem esteja passando por algo semelhante. Acho que é inspirador ler que alguém que ficou tanto tempo na adicção, hoje é e está realizado.
    Você entrou no site do Projeto Independente? Eu achei um trabalho maravilhoso, tem vídeos no you tube, assista, é emocionante.
    Beijos Poly!
    Mais um dia, só por hoje!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...