domingo, 19 de junho de 2011

Por que Valeu a Pena?


Algumas pessoas, normalmente as que ainda não leram o livro, me perguntam porque o título do livro é Valeu a Pena, o que foi que me motivou a escolher esse nome, e para explicar, fiz esse post. 
Muitos escritores falam que escolhem o título do seu livro, após terem praticamente concluído suas obras, alguns, escolhem durante, ou seja, enquanto ainda estão escrevendo e poucos, antes de começar a escrever. Esse foi o meu caso, eu escolhi o título para o meu livro, para a minha história, muito antes de começar a escrevê-lo, muito antes de criar coragem de remexer no baú esquecido das minhas lembranças e trazer à tona momentos que eu havia feito questão de esquecer.

E como foi feita essa escolha se o livro nem havia começado?

Um dia, há anos atrás, vendo uma reportagem sobre drogas, eu me lembrei de algumas situações que vivi enquanto namorava um dependente químico e nesse momento, uma espécie de filme passou pela a minha mente e no fim desse filme, eu pensei: - Valeu a pena.

O que isso quer dizer?

No começo do meu livro, antes mesmo do prólogo, há um texto, uma homenagem para "Ele", o meu ex-namorado, um dependente químico e para quem ainda não leu o livro e quiser ler o texto, no site http://www.clubedeautores.com.br/book/42747--Valeu_a_Pena é possível ler as primeiras vinte e cinco páginas, o texto a qual me refiro está na página cinco. Eu começo ele dizendo: 

"Eu conheci um anjo"

Pode parecer contraditório, pode parecer estranho, anjo e dependência química são palavras que parecem não combinarem, e essa foi a intenção, de gerar essa dúvida em quem está lendo. Eu comecei dizendo que conheci um anjo, porque de fato ele foi para mim um anjo, eu quero mostrar para quem está lendo que o Dependente Químico não é um marginal, um delinquente ou um vagabundo, como muitos pensam, eu quero desmistificar essa ideia preconceituosa. Eu termino o texto dizendo:

"É só uma questão de tempo, eu sei que esse anjo encontrará o seu caminho, seguindo a luz que vem do céu, seguindo a ordem Divina de que ele veio à Terra para ser feliz e não para sofrer.
Eu conheci um anjo e por tudo o que vivi, eu digo que valeu a pena "

Talvez, você tenha lido tudo isso e ainda sim esteja se perguntando: - Mas afinal, porque valeu a pena?

E eu digo que VALEU A PENA porque mesmo diante de todo o sofrimento vivido, mesmo após noites sem dormir, dias de medo e angústia, lágrimas que saíram e lágrimas que não conseguiram sair, mesmo depois de achar que tudo estava perdido, eu descobri que VALEU A PENA porque ao relembrar e reviver em minha mente, muitas das situações vividas, eu consegui sorrir, eu consegui me lembrar que houve também bons momentos, momentos de coragem, de alegrias e superações.
Então, cheguei a conclusão de que em qualquer situação, não importa qual, se depois que ela passar, você se lembrar dela e conseguir sorrir, mesmo que ela tenha sido dolorosa para você, isso significa que VALEU A PENA.

Eu espero que você tenha muitos motivos para dizer que VALEU A PENA!

*********************************************************

2 comentários:

  1. Oi
    Olha eu aqui lendo posts antigos rsrs
    Mas é impossivel não le-los. eu passo os links por email para muitas pessoas que conheço que tem os mesmos problemas. São como uma luz, sabe no meio da escuridão surge um pontinho de luz, alguns leem e aceitam outras nem tanto, mas faço minha parte porque pra mim tambem VALEU A PENA.
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade!
    Não dá pra não ler os posts antigos... ainda mais pra mim que conheci o blog a tão pouco tempo e já adoro!!
    Bom, no meu caso, mesmo ainda não tendo me desvencilhado completamente do "meu" adicto ou ex... não sei ainda... eu posso dizer que valeu a pena tbém!
    Pois apesar de tudo de ruim que vivi, por tudo que passei, por todas as vezes que ele me criticou, me censurou, me coagiu de algum modo, valeu a pena porque eu aprendi muita coisa!
    Aprendi que muitas coisas que eu reprovava nele eu fazia tbém e passei a me vigiar mais!
    Valeu a pena, mesmo antes de eu dar a minha história por encerrada, porque ele foi a primeira pessoa que me fez, de algum modo, olhar para dentro de mim em busca de respostas. Ele foi a primeira pessoa que pegou o buril para me aparar as arestas... ainda dói, ainda não me libertei, ainda não me recuperei, ainda sequer sei o que fazer da vida, mas talvez eu fizesse tudo de novo, porque Deus sempre nos coloca onde precisamos estar, por um motivo ou outro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...